quinta-feira, 27 de março de 2008

Pastelaria "Delícias do Côa"

No meu percurso por terras beirãs, visitei a cidade do Sabugal, capital do Alto Côa, no distrito da Guarda, entre a Serra da Malcata, o vale do Zêzere caminho da Covilhã e do Fundão, as terras de Riba-Côa e as terras espanholas vizinhas do distrito de Salamanca. Depois de uma exaustiva visita, incluindo o seu castelo, era hora mesmo de fazer um alto e lanchar alguma coisinha. O problema é que quando se visitam pequenas cidades como a do Sabugal, sempre se corre o risco de não encontrar estabelecimentos que tenham uma certa categoria para além do típico café rasca ou o snack-bar onde lá vão todos os velhotes da aldeia (com todo o direito, claro!). E foi lá onde o Sabugal surpreendeu-me pela positiva, porque achei uma cafetaria-pastelaria chamada "Delícias do Côa".

NOME: Pastelaria "Delícias do Côa".
ENDEREÇO: Rua 5 de Outubro.
LOCALIDADE: Sabugal, Beira Alta, Portugal.
TIPO DE CAFETARIA: Categoria média.
VALORAÇÃO: 16/20.
PREÇO MÉDIO: 0,80 EUR/meia-de-leite.
CARTÕES: n.a.

Situada no centro da cidade, perto da paragem dos taxis, na Rua 5 de Outubro, a Pastelaria "Delícias do Côa" tem duas entradas já que faz esquina entre duas ruas, sendo que tem saída para ambas as duas. A pastelaria consta de um balcão típico de bar mas também de balcão de pastelaria onde se encontram os bolos e tartes, prontos a consumir. Também há serviço de despacho de pão. Quem quiser sentar junto do balcão pode, mas há um amplo espaço com mesas para sentir-se à vontade.

A cafetaria dispõe de serviço de mesa. Uma empregada atenciosa toma nota da encomenda e logo traz. Existem cardápios diversos: para o chocolate em chávena quente, com multiplas variedades à escolha, para sumos tropicais e ainda o cardápio da casa, onde, para além dos tradicionais refrigerantes e cafés, são-nos oferecidos hamburguers, cachorros quentes e ainda pratos combinados diversos. Os hamburguers ficam pelos 3-4 EUR dependendo do recheio mas pode ficar até mais barato se forem simples. O mesmo se passa com os cachorros quentes, e os pratos combinados têm um preço competitivo: 5 EUR. Incluem salada, batatinha frita como acompanhamento e uma variedade à escolha: frango, ovo e salsicha, lombo de porco, etc. Não faltam também não as tradicionais bifanas.

No meu caso, que desejava apenas uma meia-de-leite quentinha e um bolinho porque estava um frio de rachar, como aliás, esteve neste tempo todo nesta região beirã, optei pela dita meia-de-leite e uma tarte de ananás que por acaso estava muito boa mesmo e era abundante. Isto tudo por apenas 2,65 EUR, incluindo uma garrafa de água fresca do Luso que levei para fora, sendo que a meia-de-leite ficou pelos 80 cêntimos, a tarte por 1,25 EUR e a garrafa por 60 cêntimos.

Definitivamente uma boa escolha no seu género e absolutamente imprescindível caso calhem por estes lados. Depois, com forças revigoradas pode-se ainda dar um passeio pela cidade ou visitar a vizinha Sortelha.

Sem comentários: