quarta-feira, 12 de março de 2008

Albergaria "Boavista"

Numa encosta do vale do Minho, na região do Alto Minho, no meio de videiras dedicadas à produção do vinho Alvarinho, encontramos a Albergaria Boavista. Trata-se de uma albergaria, situada na aldeia de Peso, no concelho de Melgaço, junto às termas que lá há. Fica junto da fronteira com a Galiza, a uns 55 km. de Vigo pela ponte que liga Arbo com Peso, a 70 km. de Ourense, a 100 km. de Braga e a 150 do Porto.

NOME: Albergaria "Boavista"
ENDEREÇO: Peso
LOCALIDADE: Paderne (MLG), Alto Minho, Portugal.
TIPO DE COZINHA: Cozinha minhota.
VALORAÇÃO: 14/20
PREÇO MÉDIO: 15-18 EUR/pessoa.
CARTÕES:Os mais habituais.

A Albergaria "Boavista" é mais do que um estabelecimento hoteleiro. Para além de quartos e instalações de lazer, existe ainda um restaurante que serve de sala para casamentos e baptizados. É lá onde foi possível deliciarmo-nos de pratos da cozinha minhota.

A cozinha é essencialmente cozinha da região, nomeadamente lampreia e sável do rio Minho como especialidade da época. Mas existem ainda outros pratos típicos como o cabrito ou o arroz de tamboril com gambas e o bacalhau.

Uma boa sugestão é pedir o Bacalhau à Boavista. Pode-se começar por um saboroso Caldo Verde feito ao melhor estilo da região. O Bacalhau à Boavista é uma posta de bacalhau apresentada numa travessa em barro, assada no forno, que vai coberta com presunto e um molho em que se aprecia o sabor da mostarda, sendo que resulta um prato com um sabor totalmente harmonioso. De referir que a dose pode ser muita comida a mais para uma só pessoa, pelo que estómagos menos exigentes quanto à quantidade podem ficar satisfeitos com meia dose.

As sobremesas são as típicas de restaurantes mais populares, mas, se exceptuarmos os gelados, são absolutamente caseiras. E o melhor acompanhamento para a comida não pode ser senão um bom vinho Alvarinho do lugar, de preferência da própria Peso.

A organização do restaurante é a habitual nestes casos: mesas rectangulares para quatro pessoas e a loiça também é a normal para um restaurante sem muitas pretensões de requinte, mas que resulta mais do que o suficiente para desfrutar de um ambiente familiar e descontraído.

O preço médio corresponde ao preço habitual deste tipo de estabelecimentos, sendo que com uma sopa, uma posta de bacalhau completa, sobremesa, café e vinho, não iremos ultrapassar em nenhum caso os 18 EUR/pessoa, preço que será ainda mais reduzido se consumirmos apenas meia dose.

Se ficarmos hospedados no hotel, a piscina pode ser uma boa opção depois de fazermos a digestão ou um passeio pela aldeia. Mas também podemos visitar Melgaço, a capital do concelho, que fica a uns 3 km., ou as fortalezas abaluartadas de Monção e Salvaterra do Minho, já na Galiza. Se preferirmos a natureza, não podemos deixar de visitar a aldeia serrana de Castro Laboreiro, já no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Sem comentários: