NOME: Restaurante "A Moagem".
ENDEREÇO: Rua da Fábrica 2
LOCALIDADE: Arraiolos, Alentejo Central, Portugal.
TIPO DE COZINHA: Regional alentejana.
VALORAÇÃO: 13/20
PREÇO MÉDIO: 10-15 EUR/dose.
CARTÕES: Multibanco.
O Restaurante "A Moagem" situa-se na vila alentejana de Arraiolos, que fica a uns 20 km. a norte de Évora. A localidade é bem conhecida pelos seus famosos "Tapetes de Arraiolos", feitos em pura lã virgem com um processo totalmente manual. Não espanta que os seus preços sejam muito elevados. Mas é claro, a qualidade tem de se pagar.
Ora, voltando ao restaurante, este fica não muito longe do centro e tem grandes facilidades no estacionamento. Quanto ao cardápio não é lá muito amplo, mas recolhe o essencial da cozinha alentejana: ensopado de borrego, sopa de cação, migas, plumas de porco preto, carne de porco com amêijoas, etc. Desta vez optamos por deliciarnos com uma massinha de cherne que foi apresentada numa panela individual. O couvert era realmente variado: ovas, queijo alentejano amanteigado, salada russa, e uma espécie de macedónia de pimentos que estava muito boa.
A massinha de cherne estava no seu ponto, com o cherne fresquinho, bem como as amêijoas e os camarões. Não podia faltar a hortelã para dar o sabor típico deste prato e, obviamente, os cotovelinhos. Não gostamos, no entanto, do abuso que se faz agora nos restaurantes ao incluir os palitos de mar neste prato. Consideramos que os pratos devem ser naturais, sem acrescentar produtos industriais que em nada ajudam a melhorar a nossa cozinha.
Quanto às sobremesas, na ementa havia várias a escolha: sericá, pão de rala e as frutas da época. No nosso caso optamos pelo melão, por ser mais leve, mas viu-se mesmo que ainda não era a época porque não tinha um sabor definido e até resultava por vezes sensaborão. Não faltou o tradicional café para finalizar.
Conta ainda com uma boa lista de vinhos alentejanos.
O restaurante apresenta uma decoração típica portuguesa: paredes com azulejaria em azul e tectos de madeira de cor escura. Existe um balcão onde ficam expostos os petiscos, quem sabe se não para abrir o apetite... O ambiente é familiar e os empregados de mesa são atenciosos.
O preço médio é de 16/18 EUR por pessoa, se bem o preço final vai depender do vinho e dos entrantes consumidos. Resulta uma boa escolha se se quer um restaurante familiar sem muitas pretensões mas onde se pode comer a vontade e em quantidade.
E depois, nada melhor do que um bom passeio até o castelo se ainda temos forças... Ou então uma boa sesta a boa maneira alentejana!

Sem comentários:
Enviar um comentário