quarta-feira, 12 de março de 2008

Pousada Rainha Santa Isabel

Em pleno Alentejo, numa das cidades mais conceituadas da região, encontramos a Pousada Rainha Santa Isabel. Situada na cidade de Estremoz, a Pousada de Estremoz está construida sobre o Castelo, cuja construção data dos tempos do rei D. Afonso III, e do palácio que o nosso rei D. Dinís mandou construir para a sua mulher, a rainha Santa Isabel. Conta a lenda que um dia, sendo ela uma mulher piedosa que gostava de ajudar os pobres, tinha levado tirado umas jóias para vendê-las e doar esse dinheiro aos pobres e tinha-as escondido por baixo do seu vestido. O rei, que suspeitou da mulher, mandou levantar a saia para ver o que escondia, sendo que em vez de jóias, saíram rosas. Tal milagre fez possível que a rainha continuasse com a sua obra.

A Pousada ergue-se, sobranceira, sobre a cidade, dominando a planície. Para além de quartos, possui ainda um restaurante onde se pode desfrutar de boa cozinha alentejana. O restaurante fica numa das salas do antigo palácio. A recepção fica logo perto da entrada e acede-se depois ao restaurante contornando um belo claustro interior e um piano-bar aconchegante, e que induz a passar horas a fio descontraídos, tomando um copito ou ouvindo bela música. A sala onde fica o restaurante é rectangular com abóbadas de aresta, em tecto branco quase nuclear, tão típicas dos edifícios históricos alentejanos.

NOME: Pousada Rainha Santa Isabel
ENDEREÇO: Largo de D. Diniz
LOCALIDADE: Estremoz, Alentejo Central, Portugal.
TIPO DE COZINHA: Cozinha regional alentejana.
VALORAÇÃO: 17/20
PREÇO MÉDIO: 35-40 EUR/pessoa.
CARTÕES: Todos.

Tomar uma refeição no restaurante da Pousada é, sem dúvida, uma experiência, não vou dizer única, mas sim espantosa. As mesas, em geral, são redondas, o que faz possível o convívio entre as pessoas. A limpeza e o serviço são impecáveis. Os pratos do cardápio podem mudar, mas da última vez que lá estive, para além do clássico couvert, deliciei-me com um prato de Ouriço de bacalhau. O tal ouriço era bacalhau enformado entre puré de batata com uma espécie de esparguete de massa estaladiço espetado no puré, fazendo como que um ouriço. A quantidade era mais do que suficiente para ficar bem satisfeito. A apresentação foi num prato que tinha uma coberta prévia em alpaca que lhe dava um aspecto muito requintado.

A cozinha alentejana é a base deste restaurante. Lá podemos encontrar pratos como o ensopado de lulas à alentejana, o entrecosto de porco alentejano frito com peixinhos da horta, o borrego assado no forno com alecrim ou o tamboril com amêijoas e coentros (O coentro que não falte na cozinha alentejana!). Pratos que mostram a essência da cozinha alentejana com um toque de requinte e distinção.

A sobremesa consistiu em um buffet de sobremesas conventuais entre as que não faltaram o sericaia, o bolo rançoso, pudins diversos, e saladas de frutas. O melhor de tudo é que o cliente pode comer o que quiser. Quanto aos vinhos, a carta dava atenção, como não podia ser de outra forma, aos vinhos regionais alentejanos.

Este restaurante é um restaurante com um ambiente muito aconchegante, ideal para um jantar romântico a dois, mas que resulta muito requintado para a maioria. Os empregados de mesa sempre estão atentos a encher os copos de água e vinho e cuidam do mais mínimo pormenor. Portanto, não resulta adequado para quem procura um ambiente mais familiar e descontraído, sem preocupações pela etiqueta.

Obviamente o preço médio é mais elevado do que o costume, ficando pelos 35/40 EUR/pessoa, incluíndo sobremesa e um vinho de preço médio/baixo. Actualmente há um buffet aos fins-de-semana que varia consoante seja Sábado ou Domingo por 30 EUR/pessoa.

Para quem não vive no Alentejo e quer passar um fim-de-semana ou umas feriazitas, a Pousada Rainha Santa Isabel é um hotel e restaurante ideal. Um bom programa pode ser passar a noite de Sábado na Pousada e jantar no restaurante. Para além de Estremoz, ficam por perto cidades e vilas como Vila Viçosa, Elvas, Évoramonte, Évora ou Arraiolos, todas elas com muita História e um património notável.

Sem comentários: