sábado, 17 de maio de 2008

Cafetaria "A Nossa Pastelaria"

Volto de novo depois de um mês muito atarefado. Confio em poder actualizar este blogue aos poucos. Desta vez vou falar de mais uma cafetaria. No melhor exemplo de cidade abaluartada da Europa, Elvas, achamos uma oferta de cafetarias muito interessantes da qual vamos falar em sucessivas ocasiões. Para começar, na freguesia da Assunção, numa das zonas mais transitadas de Elvas, achamos a Cafetaria "A Nossa Pastelaria".

NOME: Cafetaria "A Nossa Pastelaria".
ENDEREÇO: Av. António Sardinha.
LOCALIDADE: Elvas, Alentejo, Portugal.
TIPO DE CAFETARIA: Categoria média.
VALORAÇÃO: 17/20.
PREÇO MÉDIO: 0,50 EUR/café ou bica; 0,75 EUR/pastel de nata; 1,25 EUR/folhado misto.
CARTÕES: n.a.

O que tem de especial esta cafetaria? Para além de permitir fumar àqueles que têm este vício, este café oferece boa qualidade a preços moderados. Está situada na Av. António Sardinha, a mais movimentada fora da Cidade. Não é o típico café onde estão os clássicos velhotes (que por acaso também há), mas sim aberto a pessoas de todas as idades e está, em geral, sempre cheio, caso não chover, pois cá no Alentejo as pessoas não são muito dadas a sair com chuva. Apresenta um design moderno mas funcional, onde não pode faltar o típico balcão onde estão os bolos e os refrigerantes à vista.

Nesta pastelaria pode-se tomar o clássico café, mas também uma grande variedade de bolos, entre os quais salientamos um pastel de nata que destaca pela positiva porque não é lá muito doce e a pessoa não fica com a sensação de estómago pesado. Outro destaque vai para o bolo de noz que é um espectáculo. É um bocado caro (1,80 EUR/fatia) mas vale a pena dar-se ao luxo acompanhado de um chá ou um galão. Há ainda os típicos pães de Deus, croissants, os xadrezinhos, etc. Na lista de salgados há o folhado ou merendinha mista ou de carne, chamuça, empada de galinha ou croquetes.

Para além de una vasta variedade de refrigerantes e bebidas alcoólicas, há ainda chocolate quente ou a possibilidade de tomar um sumo de laranja natural ou até mesmo uma sopa. Também é possivel deliciar-se com uma sandes ou uma torrada com azeite morninha. E as crianças podem desfrutar de comer um gelado (há muitas variedades à escolha) ou guloseimas variadas.

Outra mais valia é o facto de terem uma pequena esplanada junto da passadeira, o que faz especialmente aprazível o serão nos verões quentes do Alentejo. Por não falar também da casa de banho, que se caracteriza pela sua limpeza, graças ao facto de estarem fechadas com chave e só estarem disponíveis para os fregueses que peçam a chave correspondente. Isto evita essas casas de banho sujas que infelizmente continua a haver em muitos estabelecimentos.

É, sem dúvida, um café onde a pessoa pode se sentir a vontade. Tal vez a única coisa a melhorar seja a questão da fumarada que às vezes se forma quando muitos fumadores lá estão, ficando o ambiente abafado. De resto, os preços, a variedade de produtos e a simpatia dos donos faz com que seja uma boa escolha quer para um café rápido, quer para descontrair um bocadinho em qualquer momento da manhã ou da tarde.




Av. António Sardinha
(A cafetaria encontra-se a esquerda da fotografia, para além da carrinha)

Sem comentários: