quinta-feira, 6 de março de 2008

O café em Espanha (para portugueses)

O café em Espanha é muito mais simples do que em Portugal. Apesar do gosto dos espanhóis pelo café, não existe a mesma cultura que temos cá em Portugal. É por isso que o tuga não gosta normalmente do café espanhol. O café em Espanha varia consoante a região e até segundo o café onde este é tomado.


Distinguem-se três tipos de cafés básicos:


-Café solo: É o nosso café, só que não é tipo espresso como em Portugal e o sabor pode variar dependendo da moagem e o torrado do café e da água da região.


-Cortado: É uma espécie de garoto, mas mais escurinho em termos gerais. Resulta agradável de tomar se for bem preparado.


-Café con leche: É o café espanhol. Na maior parte das regiões é servido em chávena grande, se bem nas regiões do norte como a Galiza ou as Astúrias é possível encontrar o tamanho normal, equivalente à nossa meia-de-leite, e o tamanho mediano (médio), equivalente ao normal nas outras regiões.


O café não é frequente ser acompanhado com nada. Há quem meta uns pingos do seu licor preferido no café após as refeições. Se esse for o seu caso, peça um carajillo. O acompanhamento dá-se caso seja na hora do pequeno almoço (desayuno) onde normalmente se toma junto de croissants ou outro tipo de bollería industrial. Também há tosta com manteiga e doce, quer em pão de forma, quer em fatia de pão normal. Nas Astúrias muitas vezes é acompanhado com os clássicos pinchos, pequenas sandes salgadas, com recheio variado, que serão alvo de um próximo tópico.


É por isso que o português não deve esperar o típico balcão com bolinhos doces e salgados nem as bebidas à vista, porque a tradição espanhola é, neste sentido, muito diferente. Ao contrário que em Portugal, em geral os cafés têm sim serviço de mesa, pelo que não é precisso fazer o pré-pagamento antes de tomar o café.


O café pode ser tomado em Espanha em diferentes lugares, quer seja numa tasca rasca, quer seja numa cafetaria com requinte e distinção. Em muitas partes de Espanha não há termo meio entre ambas os dois estabelecimentos, mas nas regiões mais desenvolvidas ou onde há lá mais tradição de convívio nos cafés, ha cafés intermédios, com bons equipamentos, mas a preços moderados. Muitos até são cafés de design, mas isso não é reflectido logo na conta final. É nesses lugares, para além das cafetarias mais luxuosas, onde podemos encontrar também ementas de café, quer dizer, combinações de café: com leite condensado, com natas, com uísque, etc., tal como em Portugal.


No meu mapa particular, como bebedor exigente de café que sou, divido Espanha em três partes. O café de pior qualidade encontra-se em geral nas zonas turísticas, nomeadamente a zona mediterrânica, Andaluzia e Castela-La Mancha. O café de qualidade média é possível achá-lo em lugares como Madrid, Catalunha, Extremadura espanhola ou Castela e Leão. E o melhor café, sem dúvida, está no norte, isto é, Galiza, e as regiões do Cantâbrico, o que inclui as Astúrias e o País Basco. Também é possível achar uma boa qualidade em León (Leão) e Zamora. As razões são totalmente subjectivas, mas tal vez tenha a ver com a qualidade do leite e da água, para além da qualidade do café.


De todas formas, na mesma cidade é possível encontrar muitas diferenças entre cafés, pelo que não há nenhuma dica concreta que possamos seguir.


Bom, e que tal se tomarmos um cafetín, um cafetito ou um cafelito?


2 comentários:

Vamp disse...

No estoy de acuerdo con eso de que el café es mejor en Portugal y por eso los portugueses no gustan del café español; los cortados en España están muchísimo mejor que los portuguese,que saben a cuerno quemado,la verdad.No molan NADA!
Gora el café español!
Agur
Gotzone Goizábar (vamp)

achaira disse...

Bueno, hay cafés y cafés y es cierto que en una misma ciudad hay diferencias, y en ese caso mucho tiene que ver con la calidad del café y del tueste. De hecho mi cafetería preferida sé que marca utiliza y no es de las más baratas (no es de ninguna multinacional).
Y bueno hablar de café español... en todo caso, forma de prepararlo a la española, o tostaderos de café españoles...
Creo que en Portugal hay más preferencia por tomar el café sólo, para así apreciar su sabor fuerte; es cuestión de gustos
Quizá lo que comentas del café tenga que ver con el agua, la zona mediterránea tienen agua dura y la zona norte agua blanda.
Saludos desde el lejano oeste